A importância do sono infantil
- Tayssa Lima
- 24 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
Quem não aprecia aquela noite de sono muito bem dormida? Pois bem, não somente os adultos gostam de dormir bem! As crianças também adoram e precisam ter um ótimo descanso noturno.

O sono é fundamental para a assimilação dos aprendizados e experiências do dia e para o crescimento também, afinal o hormônio do crescimento (GH) é produzido em maior quantidade e velocidade durante o sono profundo. Ele também é capaz de influenciar o desenvolvimento cognitivo, emocional e físico das crianças.
Enquanto noites mal dormidas resultam em sonolência, mau humor, falta de atenção e desequilíbrio, as boas promovem a coordenação motora, auxiliam na retenção de memória, ajudam no controle do peso corporal e fortalecem o sistema imunológico.
Quer saber como proporcionar boas noites de sono ao seu pequeno? Então fique ligado nestas dicas!
Crie uma rotina do sono.
Ter uma rotina de sono significa preparar o corpo e a mente para o horário de dormir. Ela não precisa ser muito complicada: definir um horário para dormir todos os dias, ler histórias ou cantar canções de ninar já podem indicar para a criança que o momento do sono está chegando e ajudar ela a relaxar. É importante que haja poucas exceções, para que o corpo não perca o ritmo.
Evite exercícios físicos e brincadeiras agitadas na última hora antes de dormir.
A agitação causada por essas atividades mantém a mente em alerta e dificultam o processo de relaxamento.
A exposição a luzes e telas também pode afetar a qualidade do sono.
Elas inibem a produção da melatonina, o hormônio do sono. O ideal é que sejam evitadas antes de se deitar, mas, se a criança tiver medo do escuro, prefira luzes em baixa intensidade e amareladas, ou com cores mais quentes, para mantê-la segura.
Banhos mornos podem ajudar a criança a relaxar.
A água morna ajuda os músculos a relaxarem, podendo aliviar possíveis dores, como as de cabeça, e tensões.
As refeições devem ser feitas, pelo menos, 2 horas antes do horário de ir para a cama.
Até mesmo para os adultos, deitar de barriga cheia pode causar refluxo. Além disso, o processo de digestão faz com que o organismo entre em “estado de alerta”. Por isso, a criança pode acordar com algum tipo de indigestão caso vá dormir logo após comer.
Evite a ingestão água próximo ao horário de dormir.
O último copo de água deve ser ingerido, pelo menos, 1 hora antes de se deitar. Isso para não atrapalhar o fluxo do sono da criança ou causar acidentes noturnos com o famoso “sonho do banheiro”.
Vale lembrar também que as crianças precisam dormir mais do que os adultos. Crianças de até 12 anos precisam dormir de 9 a 12 horas por dia, por exemplo.
O sono é fundamental para o desenvolvimento da criança e também para a vida adulta. Quanto antes for criado o hábito de dormir bem, mais benefícios essa prática trará no futuro, por isso, atenção ao sono!
Comments