top of page

O que fazer quando a criança começa a chorar

  • Foto do escritor: Naty
    Naty
  • 10 de mar. de 2023
  • 2 min de leitura

Tristeza, felicidade, emoção e dor te fazem chorar? Pois é, muitas vezes é impossível conter o choro, até mesmo para adultos!



Para as crianças, o choro é uma forma de comunicação essencial, principalmente para aquelas que ainda não desenvolveram a fala ou que estão a desenvolvendo. Ele expressa os desconfortos vividos por ela, como fome, medo, dor, raiva, frio ou calor. Sentimentos que todos nós temos frequentemente, mas que, para os pequenos, é um tsunami de coisas desconhecidas.


É comum que, ao ouvir o choro, muitos pais sintam-se apreensivos e entrem em desespero, por não saberem o que o causou ou como agir nestas situações. Também é comum que se sintam irritados e mandem a criança “engolir o choro”, sem saber que isso é como pedir para ela se calar, o que pode reprimir seus sentimentos e torná-las mais fechadas.


As crianças precisam conseguir se expressar e expressar seus sentimentos e descontentamentos, assim como os adultos precisam conversar e desabafar sobre o que sentem. Impedir o choro de uma criança faz com que ela não consiga botar para fora aquilo que a está incomodando, o que pode futuramente causar problemas psicológicos e ignorar pode fazer com que ela se sinta desamparada e insegura.


Alguns pais não gostam nem de pensar em mimar seus filhos e muitas vezes são curtos e grossos. É verdade que algumas crianças usam o choro para barganhar o que querem: presentes, doces, dormir mais tarde, não guardar os brinquedos e até não tomar banho. Mas mesmos nestas situações, seu choro deve ser acolhido. Isso não significa que a criança vai ter o que quer.


O ideal é que esse acolhimento ocorra com uma conversa, que explique os motivos de ela não ter aquilo que quer, e que chorar nem sempre vai resolver a situação. Outro ponto importante é incentivar a criança a falar sobre aquilo que a incomoda e, assim, substituir os choros por conversas.

Comments


bottom of page