top of page

Porquê o brincar é tão importante para o desenvolvimento infantil

  • Foto do escritor: Naty
    Naty
  • 10 de fev. de 2023
  • 2 min de leitura

Brincar é muito mais do que diversão.

Brincar é explorar, aprender, se desenvolver e refletir.


Alguma vez você já disse que brincar é natural das crianças?

É quase isso! Na verdade, o brincar é a principal atividade das crianças. É por ele que os pequenos conhecem o mundo ao seu redor e podem se expressar, livres de julgamentos, serem espontâneos e autênticos. Mas, para além disso, os jogos e as brincadeiras são ferramentas essenciais para o seu desenvolvimento e saúde.


Brincando, são estimuladas habilidades físicas, cognitivas, emocionais, sociais e afetivas. Quer saber mais? Vem comigo que eu te explico como cada uma dessas habilidades são trabalhadas!


crianças brincando em rosa se divertindo sorrindo correndo de mãos dadas

Em jogos como esconde-esconde, pega-pega, roda-roda e cabo de guerra, as crianças aprendem a respeitar regras e a lidar com diferentes situações: com a vitória e com a derrota, com o trabalho em equipe, com a competição, com o compartilhamento e a cooperação. Estes também são exemplos de como o brincar pode desenvolver o condicionamento físico na infância, estimulando a elasticidade, a força e o conhecimento do próprio corpo.

Ainda, as brincadeiras coletivas favorecem a aquisição de linguagem, por meio da socialização, resultando na construção de novos vínculos e relacionamento com os colegas.


O brincar tranquiliza a criança, aprimora seu raciocínio e estimula a criatividade e a imaginação. Até mesmo no faz de conta, o pequeno aprende a refletir sobre as mil histórias que criou enquanto desenhava, e sobre como elas se relacionam com o seu dia a dia.


Muitas vezes, pensamos que isso é só uma forma de se entreter, mas o brincar é muito mais complexo que isso. Chega a ser mágico como os pequenos se desenvolvem enquanto se divertem!


E você, já tinha pensado em o quão bom o brincar pode ser?

댓글


bottom of page