Porquê o brincar é tão importante para o desenvolvimento infantil
- Naty
- 10 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
Brincar é muito mais do que diversão.
Brincar é explorar, aprender, se desenvolver e refletir.
Alguma vez você já disse que brincar é natural das crianças?
É quase isso! Na verdade, o brincar é a principal atividade das crianças. É por ele que os pequenos conhecem o mundo ao seu redor e podem se expressar, livres de julgamentos, serem espontâneos e autênticos. Mas, para além disso, os jogos e as brincadeiras são ferramentas essenciais para o seu desenvolvimento e saúde.
Brincando, são estimuladas habilidades físicas, cognitivas, emocionais, sociais e afetivas. Quer saber mais? Vem comigo que eu te explico como cada uma dessas habilidades são trabalhadas!

Em jogos como esconde-esconde, pega-pega, roda-roda e cabo de guerra, as crianças aprendem a respeitar regras e a lidar com diferentes situações: com a vitória e com a derrota, com o trabalho em equipe, com a competição, com o compartilhamento e a cooperação. Estes também são exemplos de como o brincar pode desenvolver o condicionamento físico na infância, estimulando a elasticidade, a força e o conhecimento do próprio corpo.
Ainda, as brincadeiras coletivas favorecem a aquisição de linguagem, por meio da socialização, resultando na construção de novos vínculos e relacionamento com os colegas.
O brincar tranquiliza a criança, aprimora seu raciocínio e estimula a criatividade e a imaginação. Até mesmo no faz de conta, o pequeno aprende a refletir sobre as mil histórias que criou enquanto desenhava, e sobre como elas se relacionam com o seu dia a dia.
Muitas vezes, pensamos que isso é só uma forma de se entreter, mas o brincar é muito mais complexo que isso. Chega a ser mágico como os pequenos se desenvolvem enquanto se divertem!
E você, já tinha pensado em o quão bom o brincar pode ser?
댓글